Procrastinador? Por qual motivo?

Fazer o que precisa ser feito é um desafio e sair das coisas que gostamos de fazer, um conflito constante.

3 min read

O maior desafio hoje em dia, como adultos, é manter a constância e a disciplina, pois temos muitos estimulos prazerosos ao nosso entorno e as obrigações são entendidas como chatas, dificeis e complicadas de realizar.

Como não se tem confirmação real do resultado que se almeja, no momento da decisão, se delega para o último momento para fazer, como chamam: fica procrastinando.

A ilusão de ter controle do tempo e do resultado no momento que se desejar é outro ponto que precisa parar de alimentar, se desejar ter resultados reais.

Por exemplo: A pessoa paga a academia e não se vai a academia. Os donos das academias sabendo desta forma de conforto e ilusão, vende planos longos com excelentes descontos, pois já contam com esta indisciplina que as pessoas tem consigo mesmas, de não cumprir aquilo que se comprometem.

Uma pesquisa do TotalPass sugere que cerca de 64% dos alunos abandonam a academia no terceiro mês. A Gazeta do Povo, isto em 2016, indicava que apenas 3,7% dos alunos ainda permanecia na academia, até o final do plano anual.

Mais isto vai mais longe, quando se troca seu cuidado pessoal ou negligência pela obsessão em terminar uma série, um livro ou uma novela, por exemplo, aonde cada um encontra sua rota de fuga da dura realidade que os condena.

Mas você já percebeu que isto acontece muito mais quando as coisas são prazerosas e mais facéis? Ou colocando obrigações mais conhecidas como excesso de limpeza ou esperar estar perfeito para fazer o que se precisa fazer. Com certeza você já deve ter percebido isto.

Entendendo que o sistema de funcionamento humano busca maior prazer com menor esforço, para garantir a sobrevivência, como nos tempos das cavernas. Naquela época não se sabia quanto, quando, ou se iriam encontrar alimentos, proteção para sobreviverem. Só que hoje, com o click num botão de algum aplicativo digital, tudo o que você precisa chega até você, com um mínimo de esforço. Aqui falamos de quem tem acesso a internet, pois existe outra realidade e nela ainda é preciso procurar meios de garantir a sobrevivência.

Mesmo os da era digital sabem que sem dinheiro, nada vem. Seja seu ou de terceiros, é assim que a vida atual funciona.

Neste momento, o modo sobrevivência vê que corre risco e entra a obrigação de trabalhar como peso, dificuldade, sofrimento e mesmo tendo trabalho, começa a sabotar o ambiente profissional com irritação, estresse, idealizações, polaridades, etc., para fugir para o conforto.

O fato de ter que cumprir regras, sempre incomodou o ser humano, que não gosta e como não são escolhas prazerosas, se não se pensar no motivo de se ter aquele resultado, não irá fazer, se não tiver quem puxe, pois só o faz para pode manter o padrão de conforto e não perder os prazeres que tem.

Mas tem ainda aquele mais acomodados, dependentes dos mimos de pais ou pessoas que as mantenham. Isto explica pessoas querem ser como animais, para não terem que se preocupar com os compromissos que envolvem os seres humanos adultos.

Enfim, traremos aqui no Blog dicas para melhorar isto, mas sem comprometimento e disciplina nada se manterá.

Desejo que possam entender que a vida sempre evolui em toda sua natureza e fazemos parte desta natureza.

Cedo ou tarde as consequências alcançam a realidade e fugir para promessas de encurtar o caminho acaba nos levando a decisões erradas e muito utilizadas para manipular, vendendo ilusões para obter o que se deseja sem esforço.

Todos passam por isto, inclusive os que tem grande sucesso. A diferença é a disciplina, que uns determinam para executar e outros mais emocionais, não o fazem.

Os que se tornam vítimas se enroscaram, gerando muitos fracassos, o medo aumenta, a baixa auto estima aumenta e por não querer entender ou perceber que a responsabilidade é tua nas escolhas de mudar aonde se colocou. Quanto mais tempo adiar, mais tempo precisará para recuperar o que se perde, isto pode gerar todo tipo de novas fugas da realidade.

Importante salientar que tem o poder de mudar isto a partir do momento do entendimento e que a mudança é sua, de mais ninguém e sem enfrentar com fraternidade contigo mesmo as novas experiências, não se chega a lugar nenhum.

Deixar o ego e as certezas de lado, escolher um caminho que mais lhe seja favorável é necessário, lembre-se que adultos fazem o que é necessário para a vida que desejam viver, como ninguém pode tomar um remédio para te curar por você, mesmo que te ame muito, ninguém pode fazer sua parte no resultado que almeja e vai descobrir que é gratificante olhar para traz e ver o que for capaz de fazer se for bom, mas se não for, o peso será mais doído que se tivesse feito.

O tempo é igual para todos, as escolhas são individuais, assim como as consequências.

Wilma Manawau

Matéria da Gazeta do Povo: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/na-era-fitness-apenas-37-dos-alunos-permanecem-um-ano-na-academia-8tzhbmlrjduld8def5tvgqw0k/?utm_source=twitter&utm_medium=midia-social&utm_campaign=midia-social

Se curtir, siga e comente.